0 Em Blogosfera

5 coisas que espantam até os mais bravos leitores

Toda blogueira tem que saber a importância de um bom layout. Não existe nada pior do que entrar em um site que não faz o menor sentido visualmente. O foco do blog é o conteúdo e o layout tem que enfatizar isso. Lembrando que o conteúdo também tem que ser bom, viu? Não adianta ter um layout lindo e um conteúdo horrível.

Numa pesquisa rápida é possível listar inúmeros pontos em comum entre os blogs mais acessados da internet. Um layout limpo, sem muita informação e com personalidade são cruciais. Fugir muito desses três pontos nunca é bom. Pequenos erros são aceitáveis e com o tempo você vai aprendendo o que fazer ou não. Existem, porém, alguns erros imperdoáveis que, literalmente, fazem o leitor fechar a página antes mesmo de botar os olhos no conteúdo. Para dar uma facilitada, listei os 5 mais comuns, óbvios e irritantes, que são proibidos se o objetivo é alguém ler o que você escreve.

1. Colocar gifs e Glitter e pisca-pisca e neon e doideiras voando e dançarinas de cancan e fogos de artifício e não sei mais o quê

Eu quero ler o seu post, de verdade, eu quero, mas não consigo, já que tem um gato bailarino no fundo que tira a minha atenção. Lembre sempre que o foco do blog é o conteúdo e não todos os gifs legais que você achou na internet. Um ou outro pra ilustrar é super válido, mas não faça o seu fundo cintilar, nem o cursor soltar purpurina, nem coloque um gato bailarino na cara do leitor. Você quer que o leitor leia e entenda e curta o que você escreveu. E quer que ele faça isso sem ter um ataque epilético. Sacou?

2. Erros gramaticais seríííssimos

Uma coisa é cometer um errinho pequeno numa palavra dificil, digitar errado na pressa ou até escrever do jeito que se fala para ficar mais descontraído. Mas escrever concerteza, fasso, mais no lugar de mas, porisso e derrepente, NÃO DÁ! Pelo amor de tudo que é mais sagrado!

3. Comer pontos e vírgulas

Tem coisa mais horrível do que ler um texto sem pontuação? Não faz sentido! Fico irritada nas primeiras duas linhas e fecho logo a página só de raiva! É aquele tipo de erro que faz o leitor sair correndo! 

4. Música tocando automaticamente

Acho bacana ter uma playlist e tals, mas que não comece a tocar no segundo que a página abre! Cada susto que eu já levei, Brasil! Se eu quiser escutar música eu aperto o play! Não precisa me matar do coração, não! Eu, hein…

4.1. Música tocando automaticamente sem o botão STOP

Aí a pessoa eleva o nível da tragédia: coloca a música, alta, causa um mini ataque cardíaco e, quando você vai procurar, NÃO TEM COMO PARAR ESSA DESGRAÇA! O que acontece? O ser humano sai do site na hora. Isso é auto boicote, minha gente!

5. Texto multicolorido

Umas palavrinhas em destaque numa cor diferente? Ok. Links em negrito? Tranquilo. Uma frase de cada cor???? Suicídio virtual. Sério. Nem tem muito o que falar… Apenas não faça isso consigo mesmo. 

 

Você também vai gostar

Nenhum comentário... ainda.

Deixe seu comentário!